Gravidez e viagem de avião

Posted on 06/05/2011

18



Momento mágico aquele em que descobrimos que estamos grávidas! Mas para os casais viajantes, logo vem a pergunta: e agora? Dá para viajar?

Não só dá, como nos Estados Unidos, por exemplo, falamos de “Babymoon”,  uma Lua-de-Mel antes do bebê nascer e antes dos pais ficarem tão atarefados, que aí sim, a idéia de uma viagem se torna mais distante!

Isso tudo, claro, se não for uma gravidez de risco, se a grávida e o bebê estiverem em boa saúde! E sendo o caso, aproveitem logo a oportunidade, inclusive, a viagem se torna até mais especial, com lembranças diferentes!

Quando viajar?

O mais aconselhável é viajar no segundo trimestre de gravidez, já que no primeiro podemos ter muito enjôos…mas se você for daquelas sortudas que têm poucos sintomas, aproveite!

No segundo trimestre, normalmente você não sente mais enjôos, os riscos de aborto espontâneo são menores, a barriga já aparece, mas não incomoda tanto, não está pesada e você ainda pode aproveitar das filas de prioridades (pelo menos no Brasil)!

No terceiro trimestre, é aconselhável somente fazer pequenas viagens para perto e de carro.

 

Viagem de avião

As companhias aéreas têm regras claras para as grávidas, por isso, se informem antes de embarcar.

Na GOL, por exemplo, a partir da 27ª semana de gestação (6 meses), a grávida deve preencher uma Declaração de Responsabilidade fornecida pela própria companhia, na hora do check in.

Entre a 28ª e 35ª semana de gestação (7 a 8 meses), essa mesma Declaração deve ser preenchida, mas a grávida também deve apresentar um Atestado Médico autorizando a viagem em avião de Cabine Pressurizada. Dica: peça ao seu obstetra, vários atestados; você vai precisar tanto na ida, quanto na volta e caso seja um trajeto com mudanças de companhias aéreas. Normalmente, a companhia tira xerox desse atestado.

Se você precisar viajar de avião além desse prazo, entre a 36ª e 39ª semana de gestação (9 meses incompletos), isso só pode ser feito na companhia do médico responsável! E aqui, não se trata mais de viagem de lazer…E depois das 40 semanas (9 meses completos), a grávida não pode mais embarcar, salvo exceção e acompanhada do médico obstetra!

Pegando como exemplo a minha própria experiência, viajei para o Nordeste, aos 4 meses de gravidez: perfeito para viajar, tomar sol, água de côco e curtir as férias. Aos 6 meses de gravidez, também fui para Bariloche, boa época para pegar o avião, andar, passear, curtir as paisagens…Na Aerolineas Argentinas, me deram um travesseirinho para colocar entre a barriga e o cinto: “para su pancita”! 🙂 Cada companhia tem as suas regras!

Já nesta segunda gravidez, fui para a Paris aos 7/8 meses de gravidez e devo confessar que as 11h de vôo foram bem mais desconfortáveis, a barriga estando maior…

Dicas para uma viagem de avião mais confortável:

– peça um lugar onde possa esticar as pernas (primeira fila logo após a executiva),

– tente ficar no corredor, se você for daquelas grávidas que vão muito ao banheiro,

– leve meias elásticas com alguma compressão, levante e ande de vez em quando para ativar a circulação sanguínea e evitar inchaços, e também evitar o aparecimento de varizes e trombose já que no avião os riscos são maiores.

– beba bastante água para se hidratar e conter os efeitos do ar seco do avião.

– parece óbvio, mas coloque roupas bem confortáveis, para não se sentir apertada. A posição sentada durante horas já é bastante incômoda.

– não esqueça de levar umas barras de cereais, biscoitos, alguma fruta…o avião pode atrasar ou pode bater uma fominha de grávida no meio do vôo!

– e claro, fale com o seu médico sobre os riscos, os medicamentos a tomar caso sejam necessários, e ande com os atestados e telefones de contato!

 

Estas precauções tomadas, aproveitem este momento para fazer uma viagem única e romântica! E se não querem arriscar de avião, façam uma viagem de carro para alguma pousada por perto!

No exterior, vários hotéis fazem pacotes especiais para as grávidas, com diversos mimos, como massagens, palestras, cursos, kits hidratantes, jantar à luz de velas…Aqui no Brasil, as pousadas e Hotéis não fazem tanto isso, por isso #ficaadica para o setor hoteleiro!

E aproveitando a proximidade do Dia das Mães, queremos agradecer a visita de todos os casais leitores do blog, as mulheres já Mães e aquelas que estão por vir! Curtam muito o seu dia e os seus filhos, maior presente da Vida!

 

 

Gostou deste post? Não esqueça de dar a sua opinião, clicando nas estrelinhas abaixo, para ranqueá-lo! 🙂

Posted in: Sem categoria