Parque Lage no Rio de Janeiro: um passeio bucólico em família!

Posted on 29/04/2011

20



Hoje é sexta-feira, dia ideal para postar um belo passeio no Rio de Janeiro: o Parque Lage, muitas vezes injustamente esquecido, talvez por estar tão perto de outro mais conhecido, o Jardim Botânico. Ambos são passeios bucólicos, porém diferentes, pois o Parque Lage é bem menor.

O casarão abriga a Escola de Artes Visuais e o Parque foi tombado pelo IPHAN, em 1957, como patrimônio paisagístico, ambiental e cultural.

Fiquei sabendo pelo super blog 1001 roteirinhos que neste mês de maio, o Prezunic e a Radio Oi FM vão realizar o evento “Domingo no Parque”, todos os domingos, de 10h às 16h. Para saber a programação: http://www.prezunicecarioca.com.br/domingo-no-parque.html

Mais uma razão para descobrir este lugar super agradável com crianças no Rio de Janeiro!

Nós adoramos :

Chegar cedo e tomar um café da manhã no Café du Lage (http://www.cafedulage.com.br/): nada como começar o passeio por um delicioso café da manhã! Conhecer o casarão, com vista espetacular para o Cristo Redentor e a Mata Atlântica já coloca todos no estado de espírito de passeio gostoso em família! Vocês vão ver muitas famílias com bebês principalmente, daqueles que acordam cedo. Outras nas mesas e almofadas no chão…tudo muito despojado. O casarão é construído em torno de uma piscina, ao mesmo tempo que o clima fica bucólico, cuidado com os menores! Mas vocês também vão se encantar pelos salões com mármores, azulejos e ladrilhos importados da Itália e pelas pinturas que os alunos da Escola de Artes Visuais do Parque deixam secar. (café da manhã: R$20,00/ pessoa)

Passear pelos jardins: bem em frente ao casarão, existe uma fonte com jardins geométricos, mas o mais bacana é virar à esquerda e descobrir toda a área verde, onde várias famílias fazem encontros e piqueniques. Por isso, se não quiserem tomar café, lembrem de trazer um delicioso piquenique para animar o dia!

Ver micos e macacos pregos: a proximidade com a Mata Atlântica, faz com que não raras são as vezes que vemos macacos pregos nas árvores!

Descobrir as cavernas artificiais: as crianças adoram esta parte, com subidas, descidas, janelas e imitações de estalactites no teto. Um bom lugar para se divertir e tirar fotos. Claro que crianças pequenas devem estar acompanhadas, alias o próprio parque deixa o aviso.

Conhecer o aquário em outra caverna artificial: ele é bem pequeno, são somente 12 aquários incrustados nas paredes, mas têm até piranhas e as crianças acham graça mesmo assim.

Conhecer o lago e o recanto dos namorados: mais uma casinha feita artificialmente, com vista para o lago, onde tem alguns peixinhos e muitas vezes, garças.

Brincar no Parquinho: ele é bem simples e não se compara com o Parquinho do Jardim Botânico, mas a área é grande, bucólica e completa o passeio neste verde todo. Ele tem 2 escorregas, alguns balanços e gangorras. Podem levar uma bola e também baldinhos e pás para brincar.

Aqui existem mesas e banquinhos para fazer piquenique e não é raro ver famílias com suas cestas ou até festejando aniversários.

E finalmente, o estacionamento é fácil e gratuito! Por isso, no final, trata-se de um passeio super agradável, bucólico e barato! Tudo muito zen!

Gostamos menos:

A Torre do Castelinho tem partes que foram destruídas pelas chuvas e até hoje não foram refeitas! Seria mais uma área para descobrir e brincar, mas no momento está indisponível.

O Parque no geral falta um pouco de manutenção, vide as ferrugens nas placas. Uma pena.

Apesar de tudo, trata-se de um parque que adoramos, ele tem um charme despojado, simples, bem carioca. E não esqueçam do repelente e do filtro solar! Bom passeio!

Para maiores informações:

Parque Lage: http://www.eavparquelage.rj.gov.br/eavText.asp?sMenu=VISI

Rua Jardim Botânico, 414

Tel 21 3257.1800

Diariamente, de 8h às 18h

Você também pode gostar de ler:

Rio de Janeiro com crianças: aqui

Fazendinha em Vargem Grande: aqui

 

 

Venha curtir o VP no Facebook: Viajando Com Pimpolhos

Compartilhar dicas no nosso grupo de Viagens em Família

e seguir o VP no twitter: @viagempimpolhos

Gostou deste passeio? Não esqueça de dar a sua opinião, clicando nas estrelinhas abaixo, para ranqueá-lo! 🙂