Paris com crianças: se divertir no Jardin des Tuileries

Posted on 19/10/2010

41



Finalmente começa a nossa série de posts de Paris com Crianças, com dicas de lugares onde se divertir na Cidade Luz com a criançada.

O Jardin des Tuileries é o maior e mais antigo de Paris, e vai do Louvre até a Praça da Concorde e de tão bonito que é, faz parte do Patrimônio Mundial da UNESCO!

O local tem várias entradas e vocês podem descer em diversas estações de metrô: Palais Royal- Musée du Louvre, Concorde ou até Tuileries. Nós optamos pela entrada da Praça da Concorde, para passear pelo jardim de uma ponta a outra.

Nós ficamos uma tarde e adoramos:

A placa de entrada explicativa: com inscrições em braile, mapa do jardim e as atividades à disposição. Como podem ver, tem muitas atividades disponíveis, prenúncio de uma tarde animada!

Clara mostrando por onde deveríamos começar o passeio!

A pequena “Librairie des Jardins”, livraria voltada para plantas, jardinagem e jardins, com parte infantil: logo à esquerda, na entrada do Jardim, existe este pequeno paraíso paraquem se interessa por flores e jardinagem. A parte infantil tem livros de leitura e também para colorir, assim como pequenos brinquedos e pelúcias, todos ligados a jardins: sapos, borboletas, brinquedos de madeira…um charme, vale uma visita rápida!

Os pula-pulas ao ar livre! Como a Clara já havia anunciado, este era o programa que ela queria fazer primeiro. Continuando do lado esquerdo do jardim, surge a área dos pula-pulas: oito pula-pulas na altura do chão, o que é bastante seguro, pois se a criança cai, ela não passa dali e todos ainda são acolchoados em volta. Pelo preço de 2 euros (aliás, todos os brinquedos em Paris custam, atualmente, 2 euros!), a criança tem direito a pular por 5 minutos. Como tem diversos pula-pulas, cada criança tem o seu, ou vai de um para o outro, o que foi o caso da Clara, já que quase não haviam outras crianças.

Do lado de fora, bancos charmosos na sombra para ver e aguardar as crianças.

Em geral, 5 minutos não os satisfazem, portanto, podem se preparar para uma segunda rodada!

O gato de botas e as meninas: como todo jardim parisiense, este é extremamente charmoso com suas estátuas de mármore. A Clara adorou esta aqui, já que pôde reconhecer facilmente todos os personagens.

 O carrossel à moda antiga: é certo que vão encontrar estes carrosséis em vários lugares de Paris, mas todos são um charme e as crianças não resistem! Preço: 2 euros.

No meio do Parque, grandes lagos artificiais: com chafarizes, patos, e pessoas aproveitando das últimas horas de sol para recarregar as baterias, antes de enfrentar o rigoroso inverno europeu!

Ainda do lado esquerdo, o Parquinho de Primeiro Mundo: grande, com chão emborrachado, feito de borracha reciclada (aliás, porque não conseguimos ter este tipo de coisa aqui?! Lá, todo parquinho, por menor que seja, tem este chão emborrachado) e brinquedos pensados e projetados para não machucar, sem pregos ou roscas aparentes, muito menos ferrugem!

Brinquedos para todas as idades, para os pequenos e os maiores.

Após as 17h, horário de saída das escolas, fica perceptível a chegada das crianças que vem brincar antes de voltar para casa. Logo, se quiserem ficar mais tranqüilos, tentem aproveitar do parquinho antes dessa hora!

Hora de lanchar e tomar um belo sorvete: de cada lado do Parque, existem cafés, onde podem sentar à sombra das árvores para tomar um café. Muitas vezes, alguns pais ficam por ali com carrinhos de bebês, enquanto os filhos maiores correm pelo parque.

Se a opção for tomar um sorvete de casquinha, existem carrocinhas que vendem sorvetes, no caminho em direção ao Louvre.

Observar os barquinhos à vela no lago: ou melhor ainda, alugá-los e brincar como as crianças faziam antigamente, empurrando os barcos com uma vara, de uma margem para a outra. No caso da Clara, 3 anos, achamos um pouco cedo para ela ficar se debruçando sobre o lago, por isso, preferimos ficar assistindo, o que já foi muito divertido!

 

Ir para debaixo da pirâmide do Louvre! Se ainda houver fôlego, vale a pena ir até o final do jardim, já avistando o Louvre, e entrar pela passagem subterrânea que atravessa as ruas por baixo, para ir até a Galerie do Carrousel du Louvre, um centro comercial com lojas muito bacanas: Virgin, Apple Store e La Maison du Chocolat para os pais e Nature & Découvertes para toda a família. Se quiserem ir embora por ali mesmo, existe uma estação de metrô: “Palais Royal-Musée du Louvre”.

Não esqueçam de tirar uma foto, pois vocês vão estar exatamente por baixo da pirâmide!

Gostamos menos:

O Parque não tem muitos banheiros, somente dois, um de cada lado, no meio dele, e como ele é grande, haja perna para correr em caso de urgência com as crianças!

Mas fora isso, trata-se de um passeio super agradável e barato, já que muitas coisas ali são gratuitas, e o que é pago, nem é tão caro assim! Fora que o Jardim é lindo!

Viagem feita em início de Setembro de 2010: sol e calor.

Para maiores informações:

Jardin des Tuileries (em francês): www.louvre.fr/llv/musee/acces_services.jsp

Carrousel du Louvre (em francês): www.carrouseldulouvre.com/W/do/centre/accueil

Você também pode gostar de ler:

Paris com crianças: Playmobil Fun Park aqui

Paris com crianças: Disneyland aqui

Paris com crianças: Montmartre aqui

Paris com crianças: o Jardin d’Acclimatation, um Parque de Diversões dentro da cidade! aqui

Paris com crianças I: dicas da Alice (2 anos e meio) e dos seus pais. aqui

Paris com crianças II: dicas do João Luiz (2 anos) e da Clara (10 meses) e dos seus paisaqui

Compras em Paris para crianças: marcas de roupas e brinquedos aqui

Hotéis em Paris para crianças: aqui

 

Venha curtir o VP no Facebook: Viajando Com Pimpolhos

Compartilhar dicas no nosso grupo de Viagens em Família

e seguir o VP no twitter: @viagempimpolhos

Gostou desta viagem? Não esqueça de dar a sua opinião clicando nas estrelinhas abaixo, para ranqueá-la! 😉

Anúncios
Posted in: França, Paris