Voando de KLM com crianças: review de uma companhia aérea “kids friendly”

Posted on 29/07/2012

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Acabamos de chegar de férias e, desta vez, fomos para Paris via KLM, companhia aérea holandesa, com escala e troca de avião (passando para a Air France) em Amsterdam. Uma viagem mais comprida, que acabou sendo comprada desta forma por uma questão de preço. Vocês sabem que em julho as passagens ficam mais caras, e como a viagem foi decidida em cima da hora (coisa errada à se fazer, diga-se de passagem), as nossas opções ficaram bastante reduzidas.

Eu já havia voado pela KLM muitos anos atrás quando fui para a Ásia, e tinha boas lembranças da companhia aérea, apesar das 17h de voo! Realmente, uma vez mais, e desta vez com crianças, pudemos comprovar de que se trata de uma excelente companhia aérea.

Viajei sozinha com 2 crianças, de 4 e 1 ano, na classe econômica e gostei:

Da simpatia das equipes, tanto na ida quanto na volta e da disponibilidade das aeromoças por eu estar sozinha com crianças. Eu sei que pode parecer óbvio, mas infelizmente, aeromoças e stewarts realmente simpáticos, daqueles que conversam e riem com os passageiros se tornam raros nas companhias aéreas. Todos se colocaram à minha disposição e nos “mimaram”, com cobertores extras, por exemplo.

Do carrinho de bebê que pode ser levado até a porta do avião. É verdade que essa facilidade acontece em quase todas as companhias, mas aqui, ainda me perguntaram se eu queria o carrinho na saída do avião e durante a escala! Normalmente, o carrinho sai na esteira junto com as outras malas. Como a nossa escala era só de 2h, eu não pedi, mas efetivamente, vi carrinhos esperando na saída do avião.

Do cinto acoplado para bebês. Lembrando que até os 2 anos, a criança não paga passagem (ou somente taxas), mas também não tem direito à um assento e viaja no seu colo. Por isso, a importância de um adaptador de cinto para bebês que se acopla ao seu cinto, para os casos de turbulência e despressurização. Não foi a primeira vez que usamos isso, mas não é toda companhia aérea que tem esse recurso. E se tem, nem todas usam. Já aqui, ficou claro que era uma regra aplicada e respeitada.

– Não o usamos mais, mais saibam que para bebês com menos de 10Kg, existe um berço que deve ser pedido no check in.

Do kit infantil feito em parceria com a WWF, que as crianças receberam para ajudar a passar o tempo, com livro de atividades e lápis para colorir. As crianças sempre gostam dessas novidades e não são todas as companhias aéreas que disponibilizam esses kits.

Do sistema de entretenimento com televisão, controle remoto e fones de ouvidos individuais. Uma programação para todas as idades, inclusive um canal Kids (ver programação aqui) com filmes (Alice no país das maravilhas, Alvim o esquilo, a Princesa e o Sapo), programas de Televisão, desenhos e videos (Hannah Montana e até o Baby Einstein para bebês) e jogos. Tudo em várias línguas, inclusive em português. Ambas as crianças se interessaram pela televisão, até a bebê.

Também é possível passar o cartão de crédito no controle remoto e fazer uma ligação telefônica, enviar um e-mail ou sms. Não tenho idéia do custo desse tipo de serviço, mas sempre imagino algo exorbitante, à ser usado somente em caso de extrema necessidade. Se alguém já usou este serviço ou tiver idéia, gostaria muito de saber!

Foto extraída da Fan Page da KLM: http://www.facebook.com/KLMBrasil

Do número, qualidade e variedade de refeições servidas! Na ida, vôo noturno, foi servido jantar e café da manhã no dia seguinte, com suco e água durante a noite. Na volta, voo diurno, foi servido snack (amendoins + bebida), almoço, lanche (sorvete ou biscoitos + bebidas) e um brunch já quase na chegada, com uma fatia de pizza e uma salada fria de massa! Bastante coisa em 11h de voo. Mas só assim para o tempo passar mais rápido! Eu peço desculpas, mas não tenho uma foto sequer das refeições servidas! Impossível tirar uma foto em meio à bandejas e duas crianças pequenas! Mas saibam que estavam boas e que existe variação de menus especiais que deve ser pedida antes da viagem, durante o processo de compra ou por telefone. Inclusive, menu infantil, vegetariano, para alérgicos, diabéticos…

Não tirei foto do menu, mas segue aqui o babador que a mais nova recebeu, com a fofura da personagem holandesa Miffy.

– E para finalizar, a KLM tem o programa de fidelidade Flying Blue, mas eu gosto de concentrar ao máximo os pontos e neste caso, eles podem ser pontuados no Smiles da Gol-Varig.

No geral, uma experiência muito positiva e uma companhia aérea aprovada no quesito “acolhedora para famílias e crianças”, ainda com a vantagem de passar pelo excelente aeroporto de Schiphol em Amsterdam, tema para um próximo post.

ATUALIZAÇÃO 30/07/2012: Segundo a Skytrax, a KLM acabou de ser premiada como companhia com melhor atendimento na Europa!

Para maiores informações:

KLM (em português): www.klm.com/travel/br_br/index.htm

 

Você também pode gostar de ler:

A Nina do Blog Entretulipas voou de KLM na classe executiva: aqui

Schiphol em Amsterdam: um aeroporto-shopping kids friendly!

 

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