Santiago do Chile e Valle Nevado com crianças: dicas do Enzo (3 anos e meio) e dos seus pais.

Posted on 10/05/2010

54



Uma família de mochileiros! É assim que sempre gostaram de viajar: com mochila nas costas, sem grandes luxos e com a total liberdade para escolher roteiros em cima da hora. E mesmo com a chegada de seu filho, Ana não desistiu de suas viagens, muito pelo contrário, Enzo passou a fazer parte integrante desta equipe de aventureiros, o que também deu nascimento ao blog Mãe Mochileira, Filho Malinha!

“Esta foi uma viagem muito especial para nós, pois foi a nossa primeira experiência em mochilar com o Enzo!”. E com o propósito de levá-lo para conhecer a neve, foram para Santiago do Chile.

Santiago é a capital do Chile e tem uma geografia interessante, pois fica perto de tudo: mar, montanhas, além de estar somente a 3h de vôo de São Paulo! Um país vizinho para o qual só se necessita do RG da criança para viajar e uma oportunidade de levar os pequenos para brincar na neve sem precisar ir muito longe! A cidade ainda tem boas opções de hospedagem, custos baratos, é super segura, com policiais (os “carabineiros”) por toda a parte. “Uma de nossas viagens que o Enzo mais gostou!”.

 

A família ficou 1 semana e adorou:

Se hospedar no Hostal Rio Amazonas: emquarto privativo, com excelente café da manhã, aquecimento em todos os ambientes e donos muito atenciosos! Super recomendado para famílias, pois não tem festa à noite, nem barulho algum. E ainda fica na Plaza Italia, perto do metrô, de restaurantes e casa de câmbio.

Pegar o Funicular de Cerro San Cristobal: o segundo ponto mais alto da cidade, com uma vista espetacular! Uma bela maneira de começar a viagem e se situar, pois junto com todo o visual das cordilheiras andinas vê-se a cidade de Santiago inteira aos pés…

Cordilheira no fundo e vista para a cidade

Para subir, existe um Funicular, espécie de trenzinho, que leva ao primeiro ponto do Cerro, o que já diverte bastante a garotada: “O Enzo adorou!”.

Lá em cima encontra-se o mirante e a capela da Padroeira da cidade, a Imaculada Conceição, com seus 14 m de altura, além de uma feira de artesanato andino.

O Cerro é também um parque urbano enorme, o Parque Metropolitano, o maior do Chile, com zoológico, área para fazer piquenique (aproveitem para levar um lanche bacana!), parquinhos e até piscinas! Vale a pena passar o dia inteiro para relaxar e passear sem pressa.

Outro ponto alto do passeio é o teleférico que tem pequenas cabines penduradas a uns 20 metros de altura e que oferece uma vista incrível: “foi um de nossos lugares favoritos na cidade!”.

E só para informação: como a altura chega a 864 metros acima do nível do mar, alguns podem se sentir um pouco sem fôlego e com leve dor de cabeça devido à altitude. Além disso, como o Parque é grande, o lugar pede disposição física e fôlego para subir as enormes escadarias! Mas nada de insuportável para a criançada, tanto é que várias opções de lazer estão disponíveis para elas.

Conhecer também o Cerro Santa Lucia, lugar onde a cidade foi fundada! Aqui, não tem funicular ou teleféricos, somente escadarias, portanto de mais fácil acesso para os que temem a altura! O passeio é bonito, mesmo se não tem tantas atrações quanto San Cristobal. Um guarda registra os nomes e o país de proveniência dos visitantes para o controle dos acessos ao Parque. Trata-se de um passeio mais cultural, o lugar é como uma enorme praça, cheia de fontes e árvores. A distração aqui é curtir a vista, aproveitar o parque e fazer como o Enzo, que se divertiu correndo atrás dos milhares de pombos que habitam o lugar.

No Cerro Santa Lucia, pequenino ao lado da imponente fonte!

Assistir à troca da guarda, em frente ao Palácio de La Moneda, sede da Presidência da República: ela acontece a cada dois dias, às 10h, portanto informem-se assim que chegarem na cidade. Os militares de uniforme, o ritual e principalmente o som da fanfarra vão divertir as crianças que não têm o costume de ver tal cerimônia!

Comer frutos do mar no Mercado Central: o forte da cidade são os frutos do mar, aliás, diga-se de passagem, que nas várias barracas de peixes, a família conheceu uma série de frutos do mar que nem sabia que existia! Aproveitem para provar as famosas “Centollas”, ou King Crab, que são aqueles caranguejos gigantes. O seu sabor se assemelha ao da lagosta, é muito gostoso e típico do Chile! A quantidade de restaurantes é grande, com preços de todos os tipos! E para a diversão da criançada, vocês ainda almoçam ao som da música e de cantores típicos. Um almoço diferente em todos os sentidos!

Olhando as enormes centollas!

Ver a neve pela primeira em uma das estações de ski: a família destinou um dia inteiro para subir as cordilheiras, o propósito de sua viagem!

“…Não tem preço!…”

Vai a dica importante antes de subir: é melhor alugar roupas de neve do tamanho das crianças pequenas na cidade, pois lá em cima, nas estações de ski, são difíceis de serem encontradas e os preços são infinitamente mais caros! Por isso, a família pesquisou e optou por contratar, ainda na cidade, uma empresa que os levasse até as estações de ski. Como há muitas e os preços variam, negociem!  Eles optaram pela All to Ski, pertinho do Cerro San Cristobal e o pacote incluiu o traslado, o aluguel das roupas de neve e acessórios, como ski, snowboard (claro que o preço varia em função das opções).

Em relação às roupas, alguns itens são imprescindíveis:

botas próprias para a neve, para não escorregar e poder andar e se divertir! Parece óbvio, mas experimentem imediatamente as botas nas crianças, não deixem para fazer isso lá em cima!

– como vestuário, o macacão é o mais aconselhável, pois é fácil de vestir e não deixa entrar vento por nenhuma brecha! Por baixo, casaco de malha, meias ou meia-calça. Ou então, se tiverem um bom casaco de frio para a criança, até vale ficar com ele, porém alugar uma calça de neve é fundamental, senão o bumbum pode ficar molhado!

– não esqueçam de levar óculos próprios para a neve para se protegerem da reflexão da luz na neve ou até de uma eventual nevasca.

– outra coisa importante são as LUVAS! Infelizmente, a família não achou em lugar nenhum luvas do tamanho do Enzo! Por isso, aconselham levá-las diretamente do Brasil, ou comprá-las na cidade antes de irem para a estação! Sem luvas próprias para a neve, a criança não consegue brincar direito porque as luvas comuns (de lã) ficam logo molhadas, congelando as mãos. E claro que o sonho é construir um boneco de neve, o que fica difícil nessas condições!

– e caso tenham em casa, não esqueçam de levar gorro e cachecol. Por vezes, o frio é grande e o cachecol ajuda a cobrir o rosto também!

E ainda, se lá em cima estiver com bastante sol, não esqueçam de passar um filtro solar, pois a reflexão da luz sobre a neve queima tanto quanto o sol na praia! Além disso, hidratar a pele dos pequenos, assim como passar uma manteiga de cacau nos lábios! O frio resseca bastante a pele!

Ainda antes de subir, vale a pena checar se a temporada de ski já está aberta, caso contrário, encontrarão tudo fechado: lugares para alugar acessórios, os club-kids que normalmente dão aulas com instrutores e fazem brincadeiras…no entanto, sempre é possível brincar na neve!

A família ficou a maior parte do dia em Valle Nevado e tiveram sorte, pois pegaram o 1° dia da abertura da temporada, aproveitando assim de preços ainda baixos enquanto a neve já estava bem alta!

Em Valle Nevado

Conhecer também outras estações: na descida, fizeram uma parada para conhecer a estação La Parva, menor que Valle Nevado e na linda Farellones! Esta última é mais barata que as demais, e bem menor, mas apesar de Valle Nevado ser a estação mais conhecida, este foi o lugar com o qual a família mais se encantou! Além de neve, Farellones ainda tem árvores salpicadas de neve, o que deixa o local mais charmoso e encantador! Nas outras estações a paisagem quase chega a ser monótona, com neve por toda a parte!

Uma boa dica é almoçar no restaurante-hotel da estação: um lugar aconchegante, com comida gostosa e ainda com uma vista maravilhosa! Além disso, uma lareira, salas de jogos, e televisão para distrair os pimpolhos: “Enzo gostou muito do lugar!”.

Na volta ainda foram abençoados com um pôr do sol: “o mais maravilhoso que já vimos!”.

Pôr do Sol em Farellones

O trajeto da capital até as cordilheiras dura mais ou menos 2h e, cuidado, pois a subida é extremamente perigosa; por isso é importante fechar o traslado com uma empresa conhecida e conceituada. Não vale a pena arriscar-se com táxis! E saibam que, se mesmo assim, preferirem fechar com um táxi, informem-se se ele tem correntes para os pneus, caso contrário, correm o risco de ficarem atolados na neve!

A família ainda havia planejado ir para Valparaiso e Viña del Mar, regiões de praia, mas acabaram antecipando sua volta por causa de uma forte tempestade na cidade, que durou dias. Pelo menos agora, tem (mais) um pretexto para voltar!

A familia gostou menos:

Dessa mesma tempestade que os pegou desprevenidos e que acabou encurtando o final da viagem (porém, isso faz parte dos “riscos da viagem”).

E outro ponto que chamou a atenção foi a comida: fora os frutos do mar, tudo leva palta, um abacate com sal que vai no sanduíche, no frango, na carne…no caso, todos estranharam e, principalmente, o Enzo!

Mas apesar disso, “foi maravilho e ficamos apaixonados pelo país. Enzo fala até hoje de lá, lembra de tudo com detalhes incríveis…!”.

Viagem feita em Junho de 2009: bastante frio, com temperatura média em torno dos 6°C, mas sensação térmica de 2°C, pela manhã! Agasalhar bem os pequenos!

 

Você também pode gostar de ler:

Viaje na Viagem: tem dois posts completíssimos e imperdíveis sobre o assunto! aqui e aqui

Chile para crianças: Blog novo na blogosfera materna, feito pela minha querida amiga Cinthia Marino e que tem várias informações sobre Valle Nevado, Valparaíso, Santiago…IMPERDÍVEL! aqui e aqui sua aventura em Farellones, com sua filha de 5 anos.

Mãe Mochileira, Filho malinha: os detalhes desta viagem contados pela própria Ana em seu super blog! aqui, aqui e aqui!

Rede Mulher e Mãe: A Calu é mãe de 2 crianças, e já morou no Chile, portanto sabe tudo de lá! Post imperdível aqui.

Mãe de Duas: a Priscilla acabou de voltar de lá com a sua família e está com uma série de posts muito bacanas sobre Santiago! aqui.

Santiago para Niños: parte do Site Oficial do Chile: aqui

Deserto do Atacama com crianças: aqui

E para comprar roupas de inverno para crianças no Brasil, segue a excelente dica de um leitor: www.benevento.com.br, loja em SP, mas que também entrega em todo o país!

 

Para maiores informações:

Sobre a cidade (em português): www.santiagodechile.com/index_3.html

Sobre o Hostal Rio Amazonas (em português): www.hostalrioamazonas.cl/portugues/html/plazaitalia.html

Outra opção de hospedagem é o apart hotel Rent Aparts: www.rentaparts.cl

Cerro San Cristobal e Parque Metropolitano: www.parquemet.cl

Valle Nevado (em português): www.vallenevado.com/?lang=por

Dar uma olhada, pois existem algumas promoções e dá para imprimir os mapas das pistas para preparar a viagem.

La Parva: www.laparva.cl

Farellones: www.farellones.cl

 

 

Venha curtir o VP no Facebook: Viajando Com Pimpolhos

Compartilhar dicas no nosso grupo de Viagens em Família

e seguir o VP no twitter: @viagempimpolhos

 

Gostou dessa viagem? Não esqueça de dar a sua opinião clicando nas estrelinhas abaixo para rankear a viagem! 😉