Normandia com crianças: Etretat e suas magníficas falésias!

Posted on 21/05/2012

9



A Primavera chegou na Europa e na França! Bom período para fazer pequenos passeios bate e volta desde Paris. Etretat fica na costa da Normandia, a somente 215 Km da capital, 2h30 de carro com a maior parte do percurso em autoestrada, e vale MUITO  a viagem!

O mais impressionante em Etretat é a sua própria localização geográfica e a natureza, pois a pequena cidade fica de frente para o mar, entre duas enormes falésias esbranquiçadas. É possível (e desejável) visitar ambas, pois a vista de cada uma tem obviamente um ângulo diferente.

Passamos uma manhã e adoramos:

A falésia de Amont do lado direito, com a pequena Capela de Nossa Senhora da Guarda: dali tem-se uma vista maravilhosa da cidade e da outra falésia, mais bonita ainda com o seu desenho em forma de arco e segundo o escritor francês Guy de Maupassant, um elefante que mergulha a sua tromba. Mas a Capela ali em cima sozinha também é muito charmosa!

Nós chegamos de carro, mas é possível subir ou descer o morro passeando por um caminho com degraus largos, que não cansam…dizem que são 180 degraus 🙂

A praia de pedras arredondadas (galets): a praia em tons de cinza e branco é toda de pedras e não de areia. E não se tratam de pedras pequenas! Não é o conceito de praia como o conhecemos no Brasil, mas é uma praia com mar (gelado), que os franceses frequentam no verão. Para se deitar, uma canga não é suficiente porque essas pedras não são confortáveis apesar de serem redondas e lisas. É melhor ter pequenas esteiras ou colchõezinhos acolchoados para maior conforto.

A vista desde a praia de onde se vê as duas falésias de perto, uma de cada lado, é realmente interessante e as pedras redondas e lisas viram uma brincadeira!

Para completar o romantismo do lugar, há pequenos barcos de pescadores e de lazer parados no canto da praia e gaivotas por toda a parte.

Placa explicando que as pedras formam uma proteção contra a erosão das falésias e pedindo para não tirá-las do lugar. A placa conta também as especificidades dos habitantes locais, as gaivotas.

A falésia de Aval do lado esquerdo da praia: com uma subida um pouco mais demorada e comprida porém, com outra vista maravilhosa para a cidade e praia, e também para um magnífico campo de golfe que existe lá em cima. Dali também dá para ver o lado de lá e enxergar outras praias e mais falésias. Se estiverem com crianças pequenas, fica difícil fazer o passeio nesta falésia, pois nao dá para chegar de carro, só a pé mesmo e o carrinho não passa pois o caminho é todo feito com os mesmos degraus largos do lado de lá.

A cidade tem muitas construções normandas, com teto de ardósia e madeiras aparentes nas paredes, tudo muito charmoso. E nas lojas, o ambiente continua com muito elementos marinhos para comprar de lembrança: gaivotas, casacos riscados marinho…

No passeio em frente à praia, vários cafés e restaurantes servem frutos do mar. Experimentem o “moules frites” (mexilhões com batatas fritas) prato de origem belga, mas que é muito servido na França. Um deles fica bem ao lado de um parquinho infantil público, transformando-o instantaneamente em restaurante kids friendly! 😉

O lugar é realmente bonito e não será surpresa se lhes conto que a paisagem inspirou muitos pintores impressionistas!

A paisagem e a natureza é mais interessante que a cidade em si, por isso, dá para fazer só o passeio, não precisa dormir, ainda mais em família. Ali em volta tem outras cidades mais bacanas para isso. Nós, por exemplo, continuamos o passeio até Honfleur, a 40 minutos dali.

Mas se por acaso gostarem da região e decidirem ficar, um Hotel interessante é o Dormy House que tem quartos e restaurante de frente para esta vista magnífica! E aproveitem para fazer passeios de bicicleta pela região, a cavalo e circuitos de arvorismo no Etretat Aventures.

Para maiores informações:

Office du Tourisme de Etretat (em inglês): aqui

Ao lado do calçadão, no centro da cidade, há um grande estacionamento pago (com moedas ou cartão comprado em tabacarias).

Se estiverem de carro, o GPS facilita tudo. Mas o site Via Michelin também é de grande ajuda, pois indica o custo dos pedágios e todos os detalhes da viagem: aqui (pena que é só em francês).

De trem, a viagem dura 2h e é feita a partir da estação Saint Lazare em Paris até a estação de Bréauté-Beuzeville www.voyages-sncf.com

Chegando na estação, peguem o ônibus 17, e em meia-hora estarão em Etretat: horários do trem (SNCF) e da linha 17

 

 

Venha curtir o VP no Facebook: Viajando Com Pimpolhos

Compartilhar dicas no nosso grupo de Viagens em Família

e seguir o VP no twitter: @viagempimpolhos

Gostaram desta viagem? Não esqueçam de dar a sua opinião, clicando nas estrelinhas abaixo para ranqueá-la! 😉

Posted in: França, Normandia