Punta del Este com crianças: dicas da Luisa (2 anos e meio) e dos seus pais.

Posted on 24/11/2011

18



Punta Del Este, no Uruguay, é um belo destino com crianças: pertinho do Brasil, com praias, voos diretos até Montevideo e lugar para onde só é necessário identidade para viajar e não passaporte! Um balneário charmoso e ainda com excelentes opções gastronômicas para quem “é bom de garfo”! Este foi o destino escolhido pela Marcela Kunzel e sua família. Marcela é fotógrafa e daquelas entusiastas que adora viajar com a filha! Nós nos conhecemos através do twitter, vejam só, onde ela sempre me pede dicas de lugares onde ir. Desta vez, ela escolheu Punta del Este e fez um post completinho, com as dicas gourmet da Alexandra A. do Blog Destemperadinho, habituée do lugar.

A família passou 4 dias e adorou:

Comprar o pacote pela Travel Expert (travelexpert.com.br), a operadora oficial do Hotel e Cassino Conrad. Pegamos um voo saindo do Rio de Janeiro às 08h, da Pluna, direto para Montevideo. Gostamos muito da companhia aérea com avião novo, bom serviço de bordo com café da manhã e uma viagem de menos de 3h (excelente com crianças!). Na chegada, os funcionários da operadora já nos esperavam com uma van para o traslado de 1h30 até Punta del Este. A viagem é bem tranquila com autoestrada boa.

 A estadia no Hotel Conrad foi excelente (conrad.com.uy)! Ele fica muito bem localizado em frente à Playa Mansa, tem uma estrutura ótima e é super kids friendly (conrad.com.uy/2011/kids): café da manhã farto, piscinas fria e aquecida, um Kids Place, salinha com brinquedos e monitores. Na verdade, usamos pouco a estrutura kids, aproveitamos mesmo foi para passear! Mas sempre é bom ter esse tipo de estrutura “na manga” para dias chuvosos! E ainda conseguimos pegar um show da Dora que a Luisa adorou. Além disso, um restaurante aberto para almoço e jantar com menu infantil, loja para comprar lembrancinhas e até um supermercado, o Disco, atrás do Hotel.

Alugar um carro na Punta Car (puntacar.com) para poder passear e aproveitar a região. A agência entregou e buscou o carro na porta do Hotel. As estradas são tranquilas, bem sinalizadas.

Passear no Porto (Península), ver embarcações luxuosas e o Pôr do Sol maravilhoso! Como sempre tem bastante vento, não esqueçam de levar um casaco.

A melhor pedida para ver o pôr do sol é jantar no Virazón (virazon.com.uy), um restaurante com decoração marinha, coladinho na praia e de frente para a vista (dica deliciosa do blog Destemperadinhos aqui). Comemos muito bem e experimentamos o refrescante  Clericot, uma bebida parecida com a sangria, só que de vinho branco, com pedaços de frutas, gelo e açúcar.

Conhecer o famoso monumento La Mano, um dos cartões postais de Punta, com seus enormes dedos erguidos, que saem da areia. A Luisa ficou super impressionada, se divertiu bastante e pediu que lhe tirassemos muitas fotos.

Conhecer a praia de La Barra, atravessando a “ponte ondulada” com arquitetura em ondas: ela sobe e desce várias vezes. A praia fica a uns 20 mn ao norte de Punta e tem uma excelente estrutura: aluguel de barracas, cadeiras e também vendem bebidas. Vale levar uma mochilinha com alguns brinquedos para brincar na areia. A agua é muito gelada e estava difícil entrar no mar, mas os locais se banhavam facilmente.

Visitar o Museu do Mar  em La Barra (museodelmar.com.uy): um pequeno museu onde é possível ver conchas de todos os formatos e cores, esqueletos de baleias, golfinhos e para os meninos, uma assustadora sala dos Piratas!

Saímos de lá e fomos almoçar no La Pasiva, uma rede de lanchonetes conhecida de lá. Tudo bem simples, mas comemos bem “panchos” e “chivitos” (sanduíches com salsichas) e os funcionários eram educados.  Para sobremesa, optamos pelo famoso Medialuanas Calentitas, mais uma dica do Destemperadinhos (aqui) Divino!

Conhecer a Fazenda Lapataia e o melhor doce de leite (lapataiapuntadeleste.com)! Realmente provamos um crepe de doce de leite perfeito. O passeio é excelente para as crianças. Não esqueçam de ligar antes para saber os horários de amamentação dos bichos da fazenda. Luisa adorou ver vacas, bodes, cavalos e brincar no parquinho. Mas ainda é possível andar de pônei, charrete, quadriciclo. É passeio para uma tarde inteira.

Na volta, ver o pôr do sol em Casapueblo em Punta Ballena, outro cartão postal de Punta, com uma arquitetura única, toda branca, cheia de janelas debruçadas sobre o mar. Tudo feito pelo artista plástico uruguaio Carlos Páez Vilaró que mora lá. Hoje o lugar também é um hotel, tem um restaurante e um museu que visitamos (carlospaezvilaro.com). O lugar é lindo, mas cheio de turistas.

À noite fomos ao Restaurante Los Caracoles (mais uma dica Destemperadinhos aqui). Ambiente simples e ótimo com um aquário enorme para distrair as crianças.

Ver lobos do mar: é possível fazer o passeio até a Ilha dos Lobos a 11 km da costa, que tem a maior colônia de lobos marinhos da América do Sul! O passeio pode ser agendado no Porto, com vários barcos e o preço varia de 20 a 25 dólares/ pessoa. Os barcos passam a menos de 50 metros da Costa e dá para ver os bichos de perto. No caminho, biólogos vão dando informações sobre os animais. Devido ao cansaço, nós optamos por ver alguns leões marinhos que são alimentados pelos pescadores no Porto mesmo. Luisa adorou ver aqueles bichos enormes. É um passeio bem divertido.

À noite passeamos pelo Centro/Península e jantamos no El Secreto (ao lado do Virazon). Ótima decoração e comida deliciosa. Para sobremesa, fomos experimentar o famoso Churros do Manolo e não nos arrependemos (dica Destemperadinhos aqui)! Durante a viagem, não esqueçam também de provar um delicioso sorvete no Freddo, de preferência o de Dulce de Leche.

Visitar a Praia Portezuelo: uma praia gostosa, mas que, devido ao término da Alta temporada na semana anterior, estava sem infraestrutura com os bares fechados. Ainda bem, sempre andamos com água e uns biscoitinhos! Luisa brincou bastante na areia, mas a água estava bemmmm gelada. Almoçamos no Restaurante Médio y Médio, que tem uma ótima comida e ainda um espaço com brinquedos de madeira.

Não deu tempo de visitar, mas queríamos ainda ter dado um pulo no Parque El Jagüel (aqui), um parque enorme com brinquedos de madeira e fibras acrílicas, onde é possível andar a cavalo, brincar nos balanços, escorregas e até fazer um piquenique. Pensando bem, com todos esses restaurantes deliciosos, Punta não é exatamente o lugar ideal para fazer um piquenique! 😉

A família gostou menos:

Do transfer aeroporto x hotel que fizeram com uma van velha (já sabem: se fecharem o pacote com a mesma operadora, assegurem-se de pedir uma van nova!)

A praia de José Ignácio: é longe e ficamos decepcionados por ela. Além do mais, ventava muito e não tinha o que fazer. Acabamos almoçando no famoso restaurante La Huella (paradorlahuella.com), com ótima comida e atendimento. José Ignácio só valeu pelo restaurante…

Não é que gostamos menos, mas saibam que Punta, apesar de sofisticada é um destino bem simples no quesito “lembrancinhas”, não vimos grandes coisas para trazer, além de besteirinhas como imã de geladeira, cartão postal…(ou também não soubemos onde ir?)

Dicas anotadíssimas, Marcela! Merci pelo teu relato! Não deixem de visitar o Blog da Marcela Kunzel (@celakunzel), especializada em fotos e eventos infantis!

Viagem feita em março de 2011: sol e calor de dia, mais fresco à noite.

Para maiores informações:

Sobre Punta del Este (em português): puntadeleste.com

Outras opções de hospedagem:

Golden Beach Resort and Spa  (goldenbeach.com.uy) com Kids Club, piscinas e quartos com cozinha americana.

Las Olas Resort (lasolasresort.com.uy) com piscinas infantis, parquinho e recreação.

Baie des Anges Apart Hotel & Spa (apartbda.com) com apartamentos com cozinha americana, piscina infantil, recreação e cineminha à tarde para as crianças.

Barradas Parque Hotel (hotelbarradas.com.uy) Tem um gramado grande, piscina infantil e playground.

Você também pode gostar de ler:

Claro, mais dicas de restaurantes em Punta no Blog Destemperadinhos: aqui

Blog Mães à Obra: Destino VI Punta del Este aqui

Blog Mother Love Database: Punta del Este & crianças aqui

Blog Buenos Aires para Niños: Punta del Este com os pequenos aqui

E o post imperdível do Ricardo Freire no Viaje na Viagem: Para entender Punta del Este aqui

Venha curtir o VP no Facebook: Viajando Com Pimpolhos

Compartilhar dicas no nosso grupo do Facebook de Viagens em Família

e seguir o VP no twitter: @viagempimpolhos

 

Gostou desta viagem? Não esqueça de dar a sua opinião, clicando nas estrelinhas abaixo para ranqueá-la! 😉