Marrakech com crianças: dicas e roteiros para a família

Posted on 07/04/2010

9



Marrakech, antiga capital do Marrocos, declarada Patrimônio Mundial pela UNESCO é uma cidade mística conhecida como a “cidade vermelha” devido à cor das muralhas que envolvem a cidade e seu colorido geral. Se viajar para Marrocos, a cidade é uma parada obrigatória e totalmente aprazível com crianças!

Ficamos 4 dias e adoramos:

Dar um passeio de charrete pela cidade: o meio de transporte em si já é divertido para os menores. E aqui chega a ser engraçado ultrapassar ônibus, outras charretes, e é bom para iniciar a visita e ter uma visão geral da cidade com seu colorido vermelho e suas muralhas.

Charrete ultrapassando carro

  

A Praça Djema El Fna: uma praça grande, “agradavelmente bagunçada”, onde se misturam vendedores de especiarias, de água (cuidado, se tirarem uma foto com estes, têm que pagar), contadores de histórias (em francês ou árabe!), encantadores de serpentes e “adestradores” de macacos. Na verdade, no fundo, nós pais não gostamos destes dois últimos personagens, mas não há como negar o fascínio que eles causam sobre as crianças; e mesmo se hoje estamos em um mundo bem mais politicamente correto, quem não gostou de adestradores de animais quando criança? Polêmicas à parte, pode-se ver o encantador de serpentes tocar uma flauta e fazer a serpente (Naja!!) ficar em pé, como nos desenhos animados. Depois disso, ainda pode-se mexer nas serpentes, tirar fotos com elas em volta do pescoço, etc…devo confessar que não tenho sangue frio para assistir a isso tudo (argh!), mas muitos pais e filhos, principalmente, adoram! Mesma coisa com os macacos, porém para quem vem do Brasil, isso perde bastante a graça!

Visitar o maior Souk de Marrocos: no final da Praça, começa o Souk, uma “Feira” coberta, gigante, onde se pode comprar de tudo! Cuidado para não se perder nas ruelas, pois elas são todas parecidas, com várias barraquinhas e muita gente andando. Vale a pena conferir o colorido dos “babouches” (espécie de chinelo que os Marroquinos usam na rua, e que pode ser usado em casa também) e outras lembranças (cobre, couro, louça…). Não esquecer de comprar babouches e djelabas (roupas) de cor viva para fantasiar as crianças de Marroquino(a) no Carnaval!

Visitar os jardins da Menara com seu antigo reservatório de água da cidade e vista para as montanhas do Atlas com neve eterna. Cuidado com as crianças agitadas para não chegar muito perto e cair na água, pois não há proteções.

Menara: antigo reservatório de água

Ao fundo, o Atlas com neves eternas

Dar uma voltinha de camelo e tirar foto: nós o encontramos logo na entrada da Menara, e pedimos para tirar somente a foto, sem voltinhas (porém uma criança maior certamente se divertiria!).

Hotel: nós ficamos no Sangho Privilège Club, um hotel 4 estrelas com meia-pensão que fica na entrada da cidade, no meio de um palmeiral.

Gostamos do hotel como um todo, grande, bonito, com quartos confortáveis. A piscina era linda, mas fazia um pouco frio em dezembro e acabamos optando pela piscina coberta e aquecida. Além das piscinas, o Hotel ainda tem uma mini fazenda com cabras que estão bem acostumadas a tirar fotos com crianças!

Outras coisas que observamos: os Marroquinos gostam de crianças e são bem acolhedores, pegam-nas no colo, beijam e abraçam…atenção pais e mães ciumentos.

Não esqueçam de provar o chá de hortelã, servido em qualquer restaurante, muitas vezes no lugar do nosso café. É extremamente quente e doce, mas muito saboroso e digestivo.

Nós fomos para Marrakech a partir de Paris (3h de vôo). Não há vôos diretos desde o Brasil, por isso a escala será sempre na Europa (nada mal! Aproveite o stop over para ficar uns dias e quebrar a viagem, tornando-a menos cansativa para as crianças).

Além disso, não esqueçam que Marrocos foi ex-colônia francesa, por isso todos falam francês ou árabe. As placas, cardápios e etc estão escritos nas duas línguas. Os Marroquinos geralmente falam inglês, mas com bastante sotaque.

Gostamos menos: do assédio comercial dos vendedores no Souk e na Praça Djema El Fna, eles são bem insistentes, mas como em muitas partes do mundo, é só falar algumas palavras mágicas: “Pelé”, “Ronaldo”, “Brasil”, “Futebol”…e por aí vai, dependendo das estrelas do momento! E não esqueçam de pechincar, é praxe!

 

Viagem feita em Dezembro de 2008 (inverno lá): tivemos céu bem azul, temperaturas amenas, esfriando um pouco à noite (levar agasalho). Cuidado, no Verão faz bastante calor!

Para maiores informações:

Sobre Marrakech: www.marrakech.net

Para achar Hotéis: www.marochotels.net com textos em português!

Sobre o Hotel Sangho: www.sangho-marrakech.com

 

 

Venha curtir o VP no Facebook: Viajando Com Pimpolhos

Compartilhar dicas no nosso grupo do Facebook de Viagens em Família

e seguir o VP no twitter: @viagempimpolhos

 

Gostou dessa viagem? Não esqueça de dar a sua opinião clicando nas estrelinhas abaixo, para rankear a viagem! 😉

Posted in: Marrakech, Marrocos