Buenos Aires com crianças: Museo de los Niños, todinho feito para os kids!

Posted on 26/11/2012

22



Vou logo avisando: preparem-se para passar horas, porque desta vez, as crianças é que não vão querer sair deste Museu! Claro, um espaço todo feito pensando nelas, onde tudo é colorido, interativo, onde podem descobrir várias profissões e, o que elas mais gostam, mexer em tudo! O Museo de los Niños em Buenos Aires faz parte daquela listinha de programas imperdíveis com crianças! Quer saber como é lá dentro? Vem com a gente…

Logo de cara, o espaço é muito colorido, com um projeto gráfico interessante e divertido! Na entrada, a última parada de um ônibus infantil que pára em frente ao Museu. E assim que entramos, as crianças ficam absorvidas pelo espaço, tudo chama a atenção até dos mais novos!

O Museu é bem grande, se divide em dois andares, além de um playground numa área externa. Todo o Museu simula uma cidade com pequenos ambientes onde as crianças podem “aprender fazendo” e se divertem aprendendo! Elas podem simular dirigir um ônibus, ser bancário, cozinheiro, marinheiro, dentista, pediatra, locutor, jornalista, caixa de supermercado, entre muitas e muitas outras profissões e ambientes! Tudo com um toque educativo, onde é mostrado e explicado como as coisas funcionam: as crianças brincam e aprendem, por isso há sempre alguns grupos escolares. É o máximo, muito bem feito e divertido!

É tudo muito detalhado: o dentista e o médico tem bata, o funcionário do posto de gasolina tem uniforme, o supermercado tem uma infinidade de produtos como em um verdadeiro supermercado, com crianças que ficam nos caixas: bem realista e dos lugares preferidos da criançada! Tudo é colorido, bem cuidado e constantemente arrumado por diversos funcionários que explicam, ajudam… As crianças podem se fantasiar, brincar, saber como funcionam as coisas, como por exemplo, entrar em uma privada e entender por onde passa a água, como ela é tratada e como é feito o saneamento.

É tudo pequeno e na altura das crianças de todas as idades: até a filha de 1 ano e meio se divertiu muito! Mesmo se para os menores de 3 anos, existem espaços específicos com chão acolchoado e brinquedos apropriados para eles.

Na área externa, um playground com escorregas, gangorras e balanços como em uma pracinha. Mas ficamos pouco tempo, porque havia muito sol e esse espaço fica a céu aberto.

Ali dentro ainda tem espaço para fazer aniversários, ateliês diversos, contação de histórias e exposições. Para quem mora na cidade, o interesse sempre muda e dá para voltar várias vezes, sem enjoar! Agora me digam: porque não temos essas coisas no Brasil?

O Museu fica dentro do Shopping Abasto, na Av. Corrientes, perto do Centro. Um lugar bem prático, já que o Museu só abre às 13h.  Dá para dar uma volta, ver as vitrines, almoçar e o ir ao Museu, que fica ao lado da Praça de Alimentação, no segundo andar. Ou melhor, para não cansar as crianças antes da hora, chegar, almoçar e partir para a brincadeira (sem referências, porque infelizmente nos enganamos terrivelmente na escolha e comemos em um restaurante chinês péssimo)!

Outra boa opção é lanchar na saída e aí sim, recomendo tomar um sorvete na Munchi´s ou no Freddo, um fica em frente ao outro na Praça de Alimentação, provocando a sua vontade e hesitação! Ambos tem sorvetes super cremosos e o famoso sabor de “dulce de leche”! Optamos pelo Munchi´s porque ele tem casquinhas coloridas que obviamente chamaram a atenção das meninas!

E cuidado, outra coisa que chama a atenção é um mini-parque de Diversões igualmente colorido, no lado oposto ao Museo de los Niños, com carrossel, roda-gigante e circuito de carrinhos!  Se já estiverem cansados, fujam na saída do Museo virando à direita onde há um elevador e evitando assim a Praça de Alimentação e o outro Parque de Diversões! Quem avisa, amigo é! 😉

Para maiores informações:

Museo de los Niños: www.museoabasto.org.ar

Shopping Abasto | Av. Corrientes 3247, Nivel 2 | Buenos Aires
Tel: (054-11) 4861-2325 | info@museoabasto.org.ar

Atenção: não funciona às segundas-feiras! De terça a sexta: 55 pesos/crianças e 20 pesos/adultos. Fins de semana e feriados: 60 pesos/crianças e 20 pesos/adultos. A criança tem uma parte tão importante no processo, que ela é quem paga o ingresso mais caro! 😉

Se for o aniversário da criança, ela não paga (com documento para comprovação). Crianças com menos de 2 anos ou com incapacidade não pagam.

Adultos não entram sozinhos!

Evitem os finais de semana: o Museu fica muito cheio e as crianças não conseguem se divertir tanto, tem que esperar a vez, compartilhar as coisas… todos, pais e crianças, correm o risco de ficarem estressados!

O Museo de los Niños foi declarado:

  • De interesse educativo pelo Ministério da Educação
  • De interesse cultural pela Secretaria de Cultura e Comunicação da Presidência
  • De interesse turístico pela Secretaria de Turismo

Vocês também podem gostar de ler:

Silvia Oliveira do Blog Matraqueando: aqui

Fernanda Paraguassu do Blog Buenos Aires para Niños: aqui

Outras diversões na capital: Casa da Barbie, uma casa bem rosada em Palermo!

Venha curtir o VP no Facebook: Viajando Com Pimpolhos

Compartilhar dicas no nosso grupo do Facebook de Viagens em Família

e seguir o VP no twitter: @viagempimpolhos

 

Gostaram desta dica? Não esqueçam de dar a sua opinião, clicando nas estrelinhas abaixo para ranqueá-lo! 😉