Itaipava: Dia dos Pais no Restaurante Trutas do Rocio

Posted on 04/08/2010

10



O restaurante Trutas do Rocio em Itaipava, na região serrana do Rio de Janeiro é um restaurante charmoso, daqueles que valem a viagem! Não se trata exatamente de uma viagem, mas não deixa de ser um passeio para o dia inteiro! E me lembrei que o ano passado, o Dia dos Pais foi comemorado lá, e foi uma ótima opção!

Na verdade, não é exatamente em Itaipava, é um pouco antes, saindo do Rio de Janeiro. A chegada é uma aventura, e para quem vai pela primeira vez, é melhor imprimir o mapa disponível no site! Quem sai do Rio de Janeiro deve pegar a Rod. Washington Luiz em direção à Petrópolis com pedágio na ida e na volta e após o Pavelka, na entrada da cidade, continuar em direção a Juiz de Fora. Em frente ao Posto Brazão, voltar em direção ao Rio, passar em frente à Fazenda Inglesa, mais alguns Km depois, pegar a entrada à direita, na placa para o Cindacta. Começa então uma estrada de paralelepípedos, a estrada do Rócio, por uns 6 km, até chegar no restaurante, que fica em uma pequena porta do lado esquerdo, com um peixe de madeira em cima! Sim, a entrada se resume a isso mesmo! Deixe o carro no estacionamento, para então descer as escadarias e ter uma surpresa!

Descendo as escadas, no meio do jardim, entre hortênsias e outras plantas, já conseguem escutar o barulho da cachoeira e avistar o restaurante, do lado de lá da ponte. Não há como não se apaixonar pelo aconchego do visual e do lugar!

Entrando no pequeno restaurante, a Luciana, a proprietária, certamente estará lá para acolhê-los, como se fosse em sua casa, o que não deixa de ser verdade, já que sua família mora em uma casa maior um pouco acima. O charme vai estar em todos os detalhes, nas mesas e cadeiras de madeira rústica, nos janelões com vista para a cachoeira, nos vasinhos de flores de cerâmica em cima das mesas, feitos à mão pela própria Luciana, com arranjos também feitos por ela. A pedra natural no fundo do restaurante dá aquele toque final de que valeu a viagem! 

O menu vem apresentado em papel reciclado com flores secas, e dá uma pista sobre o que vem por aí! Comecem pelos bolinhos de aipim com truta e maionese de beterraba (mesmo quem não é fã do legume vai se apaixonar pela cor rosa da maionese e que combina perfeitamente com os bolinhos! O Ceviche de truta também é muito bom, aliás, TUDO ali é gostoso! Difícil é escolher! Como prato principal, claro, truta, mas em diversos molhos: mostarda, com amêndoas, com laranja, au poivre vert…sendo este último o nosso preferido! Cada pessoa recebe o seu peixe em um prato que vai ao forno e que chega bem quente à mesa – cuidado com as crianças. Para elas, podem pedir a truta simplesmente grelhada ou a primavera com legumes: todos já vem sem espinhas! O arroz deve ser pedido a parte, e existe em três sabores: arroz com passas, amêndoas ou ervas. Ele serve facilmente 2, 3 pessoas! As sobremesas também são deliciosas: o torrão de chocolate ou o doce de banana são divinos! Como não sou expert no assunto posts sobre comida e restaurantes como no Blog Destemperadinhos, não tenho fotos dos pratos, mas prometo me redimir da próxima vez que for!

Se o tempo estiver bom e com sol, existem mesas no jardim que tornam o almoço ainda mais bucólico. E enquanto o almoço não chega, ou depois dele, para fazer a digestão vale a pena passear pelo trutário, com vários poços e trutas de diversos tamanhos, e mostrar para as crianças como são criados estes peixes.

No final do dia, outra atração, o Chiquinho, esquilo já “local” vem buscar alguns amendoins deixados na varanda de propósito. Se conseguirem vê-lo, obviamente que essa é a parte preferida das crianças e considerem que fecharam com chave de ouro!

Itaipava e toda a região Serrana tem mil lugares “secretos” a serem descobertos e este é um deles. E assim termino este post, dedicado ao meu querido Pai e ao maravilhoso Pai da minha filha com quem almoçamos lá o ano passado e onde não poderíamos ter passado dia mais agradável! Feliz Dia dos Pais!

 

Para maiores informações:

Restaurante Trutas do Rocio: www.trutas.com.br

O restaurante funciona aos sábados, domingos e feriados,

com reservas antecipadas: (24) 2291-5623

Preço médio do prato principal de truta: R$45,00

Preço médio para um casal: R$ 120,00 (sem vinho)

 

Gostou desta “viagem”? Não deixe de dar a sua opinião clicando nas estrelinhas abaixo, para ranqueá-la! 😉